Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Naviraí e o Cone Sul recebem alerta para temporal e até tornados


Frente fria chega ao Sul do Brasil com tempestades severas

 

Os meteorologistas acreditam que hoje pode haver ocorrências de chuvas fortes, com raios e granizo, além do risco da formação de tornados nos municípios da região do Cone Sul de Mato Grosso do Sul. O dia está sendo iniciado com tempestade e raios, em Erechim (RS). Chove nesta madrugada com queda de raios, agora pela madrugada, em Porto Alegre.

Para Naviraí, Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Tacuru, Iguatemi e Sete Quedas, há a previsão de tempo nublado e pancadas de chuva à tarde. À noite pode ocorrer temporal. Há risco de ventania, de chuva intensa, trovões, queda de raios, granizo em algumas áreas e não se pode descartar ocorrência de tornados, segindo dizem os meteorologistas.

 

ESTADOS DO SUL

Uma grande e forte frente fria chega ao Sul do Brasil nesta sexta-feira, 24 de agosto, e deixa toda a Região Sul em alerta para tempo severo. Até a segunda-feira, 27 de agosto, os Estados do Sul do Brasil podem ter chuva forte, granizo, ventania, até com risco de tornado, frio intenso, neve e geada. Porto Alegre e Curitiba podem voltar a ter geada.

A situação meteorológica é preocupante porque esta frente fria vem trazendo muito ar frio de origem polar e há previsão de formação de um forte ciclone extratropical. A acentuada queda da pressão atmosférica que ocorre entre o Sul do Brasil, o Paraguai e a Argentina nesta sexta-feira, 23 de agosto,  e o choque térmico com a aproximação da nova onda de frio, facilitam a formação de nuvens muito carregadas sobre o Sul do Brasil.

 

CHUVA FORTE

A sexta-feira é de alerta para temporais nos três Estados. A maioria das áreas da Região Sul passa o dia com nuvens carregadas que provocam chuva por várias horas. No norte e leste do Paraná, incluindo Curitiba, no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis e no litoral norte de Santa Catarina, as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde e à noite.

Há risco de chuva forte em pouco tempo e também da chuva moderada a forte que persiste por várias horas em todos os estados, inclusive nas capitais, podendo ocorrer alagamentos. Alerta também para queda de granizo que pode ocorrer em vários locais de toda a Região Sul.

 

VENTANIA

O Sul do Brasil também fica em alerta para ventania nesta sexta-feira. Pode ventar forte mesmo sem estar chovendo. As rajadas mais intensas podem chegar a velocidades em torno de 100 km/h.

A previsão de tornado é muito difícil de se fazer, mas a possibilidade do fenômeno não pode ser descartada para esta sexta-feira, 23 de agosto, por causa das condições atmosféricas esperadas. Mas tecnicamente não há condições para precisar o local onde o tornado poderá se formar com muitas horas de antecedência. De qualquer forma, o risco de ocorrência vale para os três Estados da Região Sul. (Com informações Sul News).

 


Fonte: Sul News