Terca-Feira, 19 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Visa de Itaquiraí vacina 2.753 cães e gatos em campanhas na zona rural


Raiva é doença altamente contagiosa, incurável e leva à morte, alerta secretário de Saúde, Marcelo Rosa
Vigilância Sanitária de Itaquiraí vacinou na zona rural quase 2.800 cães e gatos. (FOTO; Assessoria)

A Prefeitura de Itaquiraí, numa ação do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria Municipal de Saúde, vacinou 2.753 animais domésticos. A vacina antirrábica imunizou 1.973 cachorros e 600 gatos, nos dias 1º, 02, 07 e 08 de agosto.

A coordenadora municipal da Visa, Jaqueline dos Santos Sousa, confirma que a campanha de vacinação antirrábica foi desenvolvida na área rural de Itaquiraí, região norte do município. "Atuamos nos assentamentos, Santo Antônio, Santa Rosa, Guassu, Boa Sorte, Tamakavi, e regiões conhecidas como MST e GA. A partir da semana que vem, estaremos nas regiões dos assentamentos Indaiá, Sul Bonito, Barranca, Represa e ribeirinhos", relata a coordenadora.

De acordo com os dados da Visa, o atendimento ao chamamento feito às famílias rurais facilitou o trabalho da aplicação da vacina contra a raiva em áreas de assentamento. Nos próximos dias, outras regiões do município receberão a equipe da Visa para a continuidade da campanha.

"A Administração Municipal está fazendo a parte que é de sua competência, mas, depende que os cidadãos também façam a sua. Além disso, a vacina é gratuita e quem tem pets em casa, tem obrigação de cuidar bem do animal, principalmente, mantendo as vacinas em dia para não perder seu cão ou gato para a doença. Aliás, a raiva é uma doença altamente contagiosa, incurável e, consequentemente, fatal, que leva à morte em poucos dias, seja ao animal ou a pessoa vítima de mordida ou arranhada pelo pet contaminado", alerta o secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa. (Texto: Roney Minella – Decom Prefeitura de Itaquiraí).


Fonte: Roney Minella - Decom Itaquiraí