Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

ARTIGO: Dia D – Análise do Currículo Mato Grosso do Sul (BNCC)


Na foto, a professora Rosicleia Pulquério Garcia, coordenadora pedagógica da comissão regional. (FOTO: Divulgação)

 

Em Naviraí no dia 13 de agosto de 2018, ocorreu o dia D, professores contribuíram para a implementação do novo currículo MS. Professores da rede municipais e estadual se reuniram para o estudo e análise do documento. Faz parte da comissão regional em Naviraí a coordenadora pedagógica professora Rosicléia Pulquerio Garcia como articuladora das atividades, que trabalha juntamente com a GEMED e a Coordenadora Regional de Educação da 8º Região do MS.

Participaram deste momento impar para a educação de Naviraí professores da educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, além dos coordenadores da GEMED e das escolas municipais e estadual e diretores que tiveram a função de serem os mediadores e os PROGETECS os redatores nas salas durante o estudo, contribuindo para à versão preliminar do novo currículo do MS, de acordo com a BNCC.

A professora Rosicléia Pulquerio Garcia considera que um dos objetivos deste dia D é a contextualização do currículo a partir das especificidades do MS em relação à nação. A partir das contribuições dos docentes, será elaborada a versão final do currículo que será utilizado em todo o Mato grosso do Sul, assegurando os direitos mínimos de aprendizagem estabelecidos na BNCC.

O Estado do Mato Grosso do Sul organizará ainda um seminário em setembro com os municípios que deverá resultar em novembro na homologação, dando publicidade ao documento com a presença do conselho estadual e conselhos municipais de educação.

A articuladora Municipal do município de Naviraí do dia “D” Rosicléia Pulquerio explica que o currículo aprovado deverá entrar em vigor em 2019 na rede estadual, por outro lado, redes municipais poderão utilizar o ano de 2019 para adequarem-se ao currículo MS de acordo com seu município assegurando as questões regionais.

A professora Michelle Melhorança articuladora regional destacou que o dia D foi a  oportunidade de estudar as propostas de ensino para nossos alunos, além de poder opinar e elaborar exemplos que o professor em sala de aula é Mestre em realizar.

A gerente municipal de educação professora Fátima Liuti considera um momento fundamental para educação.

O grande desafio nosso para melhoria da educação é junção e articulação das redes, este tipo de parceria é fundamental para que possamos avançar. (Texto: Rosicleia Pulquério Garcia).

 


Fonte: Rosicléia Pulquério Garcia