Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Senai e Prefeitura lançam o projeto Inova Naviraí


O objetivo é criar um senso de inovação nas empresas, com geração de oportunidades para a comunidade
Rodrigo Bastos, coordenador da regional do Senai de Naviraí. (FOTO: Edilson Oliveira)

Estão sendo iniciadas as ações do projeto Inova Naviraí, uma proposta de mobilização sobre inovação da indústria 4.0, feita pela unidade local do Serviço Nacional de Aprendizagem lndustrial (Senai), a ser desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Naviraí.

Segundo o gerente do Senai de Naviraí, Rodrigo Bastos, o objetivo é criar um senso de inovação nas empresas, com geração de oportunidades para a comunidade, com ações voltadas a quarta revolução industrial.  “Com e revolução que está acontecendo, novos modelos de negócios estão surgindo e alterando dinâmica das produções nas empresas. E a história nos mostra que as evoluções não tem piedade dos distraídos que não acompanha as mudanças, e não há alternativas para as indústrias que não se adaptarem”.

Na parceria, o Senai oferece gratuitamente a “Palestra Indústria 4.0” e o curso “Desvendando a História 4.0”.  A Prefeitura deve promover (via Gerência de Educação e Cultura) a mobilização dos alunos do nono ano das escolas municipais, estaduais, federais e privadas, e via Gerência de Desenvolvimento Econômico deve envolver os empresários naviraienses.

O Senai junto com a Prefeitura deve mobilizar promovendo a qualificação profissional em preparação para a atuação no mercado de trabalho. As matrículas para a formação de turmas do curso “Desvendando a Indústria 4.0” acontece desde o dia primeiro de agosto e termina no dia 20, e logo em seguida acontecem as aulas, que devem ser ministradas até o dia 20 de setembro.  E a palestra “Industria 4.0” está agendada para o dia 11 de outubro.

 

QUARTA GERAÇÃO

A chamada quarta geração industrial é composta pela atividade ampla e grande massa de dados (automação de dados, incorporação de novas tecnologias como a robótica e a inteligência artificial, o big data, o manufaturamento aditivo e ouso das energias limpas e alternativas).   

Na terceira geração (Industria 3.0) houve a automação de processos de informática. Na segunda teve a produção seriada e uso de eletricidade e na primeira geração industrial os meios de produção começaram a usar os motores a vapor e os motores hidráulicos. (Com informações Sul News).


Fonte: Sul News