Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Moagem da cana-de-açúcar atinge 38,1 milhões de toneladas


Com relação a segunda quinzena de setembro, a quantidade da matéria-prima processada foi de 2,7 milhões de toneladas
Máquina faz a colheita em lavoura no interior de Mato Grosso do Sul. (FOTO: Divulgação)

 

A moagem da cana-de-açúcar alcançou 38,1 milhões de toneladas até 30 de setembro em Mato Grosso do Sul. O volume é 10% maior em comparação com o mesmo período acumulado da safra anterior, de acordo com o Acompanhamento Quinzenal da Safra 2019/2020, divulgado nesta quarta-feira (16) pela Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia do Estado).

Com relação a segunda quinzena de setembro, a quantidade da matéria-prima processada foi de 2,7 milhões de toneladas, 70% acima do mesmo período de 2018.

O presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, avalia que a estiagem dos últimos meses favoreceu o ritmo de moagem da cana. “Notamos que desde julho o volume de chuvas nas regiões de lavoura foi abaixo da média dos últimos dez anos. Em setembro a estiagem se prolongou. Estes são fatores que estão permitindo as usinas darem um ritmo maior na moagem da matéria-prima”, disse.

Com a colheita adiantada, a expectativa é de que as unidades interrompam a safra mais cedo. “Normalmente Mato Grosso do Sul tem unidades moendo nos 12 meses da safra. Como o ciclo se encerra somente em março, é possível que as usinas que interromperem a moagem mais cedo, também retornem mais cedo, somente essa moagem ainda para a temporada 2019/2020”, completa.

Segundo a Biosul, apesar das mudanças climáticas, a qualidade da matéria-prima aparece com leve alteração. No período acumulado a concentração de ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) por tonelada de cana foi 1,23% menor com relação ao mesmo período da safra passada, registrando 134,95 kg. Na segunda quinzena de setembro, o indicador atingiu 147,44 kg, 4,6% acima do registro feito na mesma quinzena do ciclo anterior.

A produção de etanol hidratado atingiu 2,1 bilhões de litros, volume 19% acima do mesmo momento da safra anterior. Na quinzena, a produção foi de 170 milhões de litros, 97% do volume do mesmo período de 2018, que atingiu 86 milhões de litros de hidratado.

No período acumulado, a produção de etanol anidro permanece em baixa, com 506 milhões de litros produzidos até o último dia de setembro. Levando em consideração somente os últimos 15 dias do mês, a produção terminou com saldo positivo de 46 milhões de litros, volume 65% maior. De abril a setembro, o Estado já produziu 2,6 bilhões de etanol.

A produção do açúcar permanece abaixo do ciclo passado. Segundo a Biosul, foram produzidos 660 milhões de toneladas do alimento, diferença de 11%. Já na quinzena, a produção de açúcar apresentou saldo positivo de 32 mil toneladas, 10% maior em comparação com a mesma quinzena de 2018. (Com informações Sul News).

 


Fonte: Sul News