Terca-Feira, 23 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Escola José Carlos da Silva desenvolve projeto de Matemática


Alunos da Escola José Carlos da Silva participam do Projeto Mix de Atividades Relacionadas à Geometria. (FOTO: Assessoria)

A professora Edilene de Souza Lima, da Escola Municipal José Carlos da Silva, do Bairro Jardim Paraíso, está desenvolvendo com os alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 6º ano, um projeto de Matemática denominado “Mix de Atividades Relacionadas à Geometria”.

Edilene disse que o objetivo do projeto é despertar nos alunos a curiosidade aliada à pesquisa e a experimentação, para proporcionar momentos de criação com um espírito crítico e investigativo, colaborando dessa forma para a desmitificação da geometria, área obscura para os alunos e até mesmo aos educadores.

O projeto é desenvolvido pela professora com metodologia baseada no currículo escolar, mantendo consonância com a realidade do aluno e suas práticas diárias, aliando o projeto cotidiano às atividades desenvolvidas em sala de aula. Edilene usa a interdisciplinaridade como ferramenta fundamental na consolidação do ensino aprendizagem.

Várias atividades estão sendo desenvolvidas na escola dando ênfase ao projeto na arte com a matemática. Conceito de simetria e assimetria, atividade artística, como confecção das toalhinhas rendadas. Simetria do nome. A criação do nome e a criação de uma obra artística a partir do mesmo.

Aula conceitual de movimentos – Ângulos estáticos e rotacionais. Definição dos ângulos agudos, retos e obtusos. Localização das figuras geométricas dos ângulos de : 90°, 45°, 135°. Conceituando também os ângulos de meia-volta (180°) ou raso e volta inteira (360°).

O projeto inclui ainda construção dos poliedros com massinha de modelar, balas de goma e palitos de churrasco, com facilidade de desenho para que o aluno possa entender mais sobre as formas diferentes da matemática.

Para o coordenador da escola Sidnei Alves e o diretor Adriano Caíres, o trabalho e a dedicação da professora, faz com que todos possam ganhar com o projeto entre os alunos e educadores, fortalecendo a educação como um todo com métodos e formas eficaz na aprendizagem.

Vale destacar que a Escola José Carlos da Silva é uma das unidades bem projetada da REME, com divisões importantes onde os professores e alunos se sentem tranquilos, pois cada sala é bem arejada e ventilada, oferecendo todo conforto e comodidade a todos. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí