Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

PMA utiliza drone e flagra dois pescadores com tarrafas no rio Coxim


Policiais Militares Ambientais de Coxim estão realizando fiscalização preventiva à pesca, durante a operação Pré-piracema, com utilização de drones, especialmente para evitar pesca com petrechos ilegais em cachoeiras e corredeiras, pontos em que os cardumes ficam muito vulneráveis à pesca predatória. O uso desses aparelhos é importante na fiscalização na região, em virtude de que muitos pescadores que praticam pesca predatória possuem uma rede de informantes, para avisarem via telefone e, às vezes, até com fogos, quando os Policiais saem para a fiscalização nos rios, o que torna difícil a prisão dos infratores.

Durante fiscalização preventiva no município ontem (2) à tarde no rio Coxim, no local conhecido como Cachoeira do "Quatro Pés" (local proibido à pesca), os Policiais lançaram o drone um pouco distante do local, tendo em vista que os elementos, quando estão pescando ilegalmente nesses locais, assim que ouvem barulho de motores, escondem-se nas matas por medo da fiscalização. 

Mesmo assim, ao avistar o drone, dois elementos, que pescavam com tarrafa (petrecho proibido) fugiram pela mata abandonando o petrecho ilegal. A equipe foi rapidamente ao local e apreendeu o petrecho ilegal e perceberam que eles ainda não tinham capturado nenhum pescado. Agora, as imagens serão verificadas, no intuito de tentar identificar os infratores, tendo em vista que os pescadores não foram localizados, apesar de diligências pelo local. Se identificados, os pescadores responderão por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. Serão também multados administrativamente em valor de R$ 700,00 a R$ 100.000,00.

A PMA continuará em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente, com uso deste tipo de petrecho ilegal que tem alto poder de captura. (Com informações Ascom PMA/MS).

 


Fonte: Ascom PMA/MS