Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Agosto Lilás traz palestra sobre Violência Obstétrica e Relacionamentos Abusivos


Primeira Dama e coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Mariony Macedo fala sobre a importância do Agosto Lilás. (FOTO: Assessoria)

 

Foi realizado na noite desta quinta feira (15), no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), uma palestra do agosto Lilás, com os temas Violência Obstétrica e Relacionamento Abusivo. Estiveram presentes as seguintes autoridades: a primeira Dama e Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Mariony Macedo e as advogadas Ecler Nantes, Secretária Geral Adjunta da OAB/MS e Fabia Favaro integrante do órgão também.

A Coordenadora de Políticas Públicas para as mulheres Mariony Macedo agradeceu a todos, em especial as mulheres que se fizeram presente, em seu pronunciamento destacou a importância da conscientização dos direitos que a Lei Maria da Penha oferece a todas as vítimas, enfatizando que a campanha de combate a Violência Contra a Mulher do agosto Lilás, continuará até o final do mês.

Uma população consciente e orientada de que a mulher é o elo de formação da sociedade, é mantenedora da instituição familiar, merece todo respeito admiração e carinho, não pode sofrer nenhum tipo de violência, seja física, moral ou psicológica, é necessário quebrar o paradigma do preconceito machista. Entender que somos somadores de ideais, homens e mulheres.

A palestra de ontem abordou um aspecto peculiar que muitas das vezes são desconhecidos até mesmo por parte de algumas mulheres, no quetange a Violência Obstétrica, que automaticamente se remete ao período de gestação das mulheres pela termologia em si; é o tipo de violência que a mulher sofre no seu período gestacional e pode ser, física, psicológica, verbal, simbólica, (É aquela forma de violência “suave” que não é percebida pelas próprias mulheres.

Outro ponto abordado foi o Relacionamento Abusivo, onde se caracteriza pelo excesso do poder de um sobre o outro, impondo regras, limites, intimidações e ciúmes. É de suma importância às mulheres entenderem as diversas formas de violência, para que assim ao perceber busquem ajuda e se sintam acolhidas e protegidas pela Lei Maria da Penha, e pelos órgãos municipais que fazem essa acolhida.

O prefeito Dr. Izauri Macedo também esteve prestigiando o evento e disse que as mulheres realmente precisam buscar valer os seus direitos. Ele destacou que as políticas públicas, através de coordenadorias, vem intensificando ações permanente ao combate dessa violência contra as mulheres. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).

 


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí