Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Sanesul investe em esgotamento sanitário de Novo Horizonte do Sul


Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que atenderá o município de Novo Horizonte do Sul

Em Novo Horizonte do Sul, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está trabalhando em obras importantes referentes à coleta e o tratamento do esgoto doméstico. Recentemente, Sanesul e Prefeitura Municipal também renovaram a concessão dos serviços de saneamento por meio de Contrato de Programa.

Com recursos provenientes do Governo Federal (do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC 2, via FUNASA) e da própria Sanesul, está sendo construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que atenderá o município tratando 7,9 litros de esgoto bruto por segundo.

Também fazem parte dessa estrutura, a construção de estação elevatória, linha de recalque, 1.020 metros do emissário e 1.914metros do coletor tronco.

Na cidade, serão feitas 2.725 metros de rede coletora de esgoto e 160 ligações domiciliares.

O valor que está sendo investido neste pacote de obras de esgotamento sanitário em Novo Horizonte do Sul é de R$ 2,3 milhões de reais.

Todo o esgoto coletado pela Sanesul é tratado nas ETEs, uma unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.

Segundo o diretor - presidente, Walter Carneiro Jr., a cidade deu um passo importante nas questões de saneamento básico.

"Com o novo plano de investimento que foi feito na renovação da concessão, Novo Horizonte do Sul terá a transformação que merece e atingirá um nível de cobertura de esgoto para atender toda a cidade. Através da qualidade de vida proporcionada pelo sistema de esgotamento sanitário, a população desfrutará de uma saúde melhor, bem longe das doenças relacionadas pelo contato com o esgoto doméstico", comentou. (Texto: Ascom Sanesul).


Fonte: Ascom Sanesul