Terca-Feira, 23 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

UFMS sedia maior evento científico da América Latina


De 21 a 27 de julho a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) reunirá na UFMS em Campo Grande cerca de 15 mil pessoas de todo o Brasil. O maior evento científico da América Latina é aberto ao público, com inscrições gratuitas que podem ser feitas no site https://sbpc.ufms.br/.

Com o tema "Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento", o objetivo é difundir os avanços da ciência e promover o debate sobre políticas públicas de Ciência e Tecnologia (C&T). As atividades são voltadas a pessoas de todas as idades.

Mais de 250 atividades estão na programação, incluindo conferências, palestras, rodas de conversa, encontros, oficinas e minicursos de todas as áreas do conhecimento. Entre elas estão realizações que abordam temáticas Afro e Indígena, Inovação e Educação, além da SBPC Jovem, que reúne exposição de pôsteres no Integra UFMS, Fetec-MS, Mostra de Ciências, Sessão de pôsteres SBPC, Avenida da Ciência e Caminhões da Ciência.

Entre os conferencistas estão o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Marcos Pontes; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Anderson Ribeiro Correia; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) João Luiz Filgueiras de Azevedo; e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) Reinaldo Centoducatte, além de pesquisadores de instituições de educação, ciência e tecnologia de todo o Brasil.

Para a SBPC Jovem estão programadas exposições interativas, mostras de acervos de museus locais e nacionais e de atividades científicas, e, ainda, apresentações de pesquisas e projetos de extensão realizados por jovens cientistas. A SBPC contará também com a ExpoT&C, uma mostra de ciência e tecnologia que reúne centenas de expositores entre eles universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

A sessão de pôsteres tradicional da SBPC trará apresentações de trabalhos científicos e tecnológicos, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que congrega alunos indicados e vencedores de mostras e prêmios científicos nacionais. Nesta edição de 2019 o MCTIC irá realizar na UFMS a Avenida da Ciência, um espaço onde estarão expostas de maneira acessível toda a produção científica de instituições vinculadas ao Ministério, como a Agência Espacial Brasileira, os centros de Pesquisas Físicas, de Tecnologia Mineral e de Tecnologia Eletrônica Avançada, entre outros.

Na SBPC Cultural haverá apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas artísticos e culturais e, encerrando o evento, será realizada mais uma edição do Dia da Família na Ciência, dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

Conheça a programação completa e o mapa das atividades da 71ª SBPC no site https://sbpc.ufms.br/visite-nos/

 

PREPARAÇÃO

Em 70 anos de existência, é a primeira vez que o Mato Grosso do Sul será palco desta grande festa da ciência e sediar um evento desta magnitude proporcionou um envolvimento da UFMS com todos os setores da cidade e do Estado.

Parcerias foram firmadas com diversas instituições para o enriquecimento da programação. "Receber a maior festa da ciência só foi possível porque é um evento coletivo, realizado com o apoio e a participação de parceiros estratégicos para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul", disse o reitor Marcelo Turine, também presidente do CRIE-MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior) do estado.

Na UFMS, adequações na infraestrutura da Cidade Universitária promoveram reformas e revitalizações para o melhor aproveitamento dos usuários antes, durante e depois do evento.  Além da pintura externa e interna de diversas unidades, as vias e os estacionamentos foram recapeados e receberam sinalizações vertical e horizontal. O estacionamento central foi totalmente renovado com a readequação da localização das vagas, atualização das características de acessibilidade, renovação paisagística e espaço para apoio a grandes eventos como a SBPC. O corredor central também foi revitalizado com a concretagem, instalação de piso tátil, remoção dos quiosques e instalação de novos bancos e estruturas para convivência.

Totens de sinalização também foram afixados em frente a cada unidade e também totens informativos digitais serão instalados em pontos estratégicos durante o evento.

A UFMS está de portas abertas à participação de toda a sociedade no maior evento científico da América Latina, a 71ª Reunião Anual da SBPC. A abertura será no dia 21 de julho, às 18h no Teatro Glauce Rocha.

O credenciamento da imprensa para a cobertura da SBPC já está aberto. (Texto: Ascom UFMS).


Fonte: Ascom UFMS