Quarta-Feira, 17 de Julho de 2019    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Naviraí participou do Fórum de Regionalização do Turismo


Milaine de Morais representou Naviraí no Fórum 7 Caminhos da Natureza Cone Sul realizado em Eldorado. (FOTO: Assessoria)

Representando Fernando Kamitani, gerente do Desenvolvimento Econômico de Naviraí, a servidora Milaine de Morais esteve na tarde desta segunda-feira (17) em Eldorado participando do Fórum 7 Caminhos da Natureza Cone Sul, cujo fórum representa a Instância de Governança Regional, órgão responsável pela gestão da Região Turística a qual Naviraí pertence.

Na reunião também estavam presentes interlocutores dos municípios de Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi, Juti, Itaquiraí e Japorã. Entre os assuntos da pauta esteve, o prazo para inserção da documentação necessária para permanecer e integrar o Mapa de Turismo Brasileiro, que está em processo de atualização, no Sistema Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo.

O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área - o recorte territorial - que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.

Ele é atualizado bienalmente, e sua última versão, de 2017, conta com 3.285 municípios, dividido em 328 regiões turísticas. Os municípios que o compõem foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com Ministério do Turismo.

O Programa de Regionalização do Turismo é um programa estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, a partir de 08 eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí