Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Campanha Nacional pela doação de Medula Óssea


 

O desconhecimento sobre a doação de medula óssea é enorme. Quando as pessoas são informadas de como é fácil ser doador voluntário ficam surpresas. Não imaginam que doar a medula óssea é simples e que possa ser feito em vida. Não sabem que ela se reconstitui e se regenera em pouco tempo.

Nesse campo, a falta de informação é sem dúvida, o maior obstáculo na luta contra a leucemia ou outra doenças do sangue! O ideal seria que todas as pessoas entre 18 e 54 anos fossem doadoras, pois a chance que os doentes têm de encontrar uma medula fora da família é muito pequena. Em geral, as pessoas só se sensibilizam quando vêem o desespero e o sofrimento de uma família que procura um doador para alguém muito próximo.

Por isso, uma das razões da nossa existência, a Liga da Medula Óssea, estamos aqui SIM pra divulgar e ajudar a esclarecer sobre como é fácil tornar-se um doador voluntário de medula óssea. E como é gratificante, receber emails, recados e prints, das pessoas querendo saber mais e mais sobre a doação e de pessoas que foram ao Hemocentro fazer a doação após ler, ser indicado ou nos achar na internet.

A dúvida mais freqüente das pessoas diz respeito à confusão entre medula óssea e medula espinhal e temem ficar paraplégicas caso doem uma parte de sua medula, entendemos que o processo pode intimidar, e funciona da seguinte maneira: “através do uso de seringa e agulha, são feitas punções no osso do quadril para aspirar o material que contém as células progenitoras do sangue. Nesse caso, o doador é anestesiado para que não sinta dor. Lembre-se, a punção é feita no osso do quadril.

Importante: a medula doada não faz falta nenhuma para o doador e não há prejuízo para sua saúde, já que se recompõe em poucos dias.

Estamos também na “Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea”. Obrigada aos amigos que confiam e acima de tudo RESPEITAM o nosso trabalho! Informação Salva Vidas!!!

Um dia na sua vida, por uma vida inteira!!! Esse é o NOSSO lema! Junte-se a Nós!. (Texto enviado pela UAD/ Naviraí – Hemosul).

 


Fonte: UAD Naviraí Hemosul