Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Se você nunca fez o teste de Hepatite, procure um posto de saúde


 

A Gerência de Saúde do município de Naviraí destaca que nas Unidades Básica de saúde existem testes rápidos para diagnosticar vários tipos de doenças sexualmente transmissíveis.

A Coordenadora do Programa DST AIDS da rede municipal de saúde a bioquímica Sônia Kamitani faz um alerta a toda a população no sentido de intensificar o teste rápido para as hepatites virais.

A profissional disse que esse tipo de atendimento vem sendo feito em todas as unidades, sendo ele um teste simples, mas de suma importância para o diagnóstico da doença em pessoas acima de 40 anos. Trata-se de alguns minutos com apenas um furinho no dedo e uma gotinha de sangue para a realização do exame. Segundo a bioquímica, hoje existe tratamento para as hepatites, em especial a hepatite C que sempre foi comprometedora na saúde do cidadão.

Portanto fica o lembrete para aquelas pessoas que nunca fizeram esse teste, que possam estar procurando as unidades de serviço básico e também no Centro de Saúde Dr. Antonito Pires de Souza (Antigo Varjão).

Hepatite B e C são doenças que às vezes não apresentam sintomas e hoje para a hepatite C já existe tratamento. A coordenação desse programa quer que as pessoas procurem esse serviço e caso seja portador, comece o tratamento que é uma campanha do Ministério da Saúde cuja medicação já foi adquirida pelo Governo Federal sem custo algum para o paciente.

Com isso o papel do município é de encontrar o paciente montar o processo e solicitar o medicamento para um tratamento que durava um ano, hoje reduziu para 12 semanas com medicamento com cem por cento de efetividade.

Cuide de sua saúde faça a sua parte a saúde do município está a sua disposição para lhe ajudar.

 

 


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí