Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

ITAQUIRAÍ: Educação e PM iniciam o PROERD com estudantes


Soldado PM Juliana ministrando seus ensinamentos para a turma em Itaquiraí. (FOTO: Roney Minella)

A Prefeitura de Itaquiraí em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) iniciou mais uma edição do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência). O projeto será totalmente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e pela Polícia Militar, sob o comando da Policial Militar de Eldorado, SD. Juliana Rocha Leite, instrutora do curso.

Na Escola Municipal Jardim Primavera a aula inaugural do PROERD foi realizada nesta quinta-feira (02-05), junto aos do 5° ano A, B e C. Antes, os professores já haviam distribuído uma cartilha onde os pais de cada aluno foram informados do Programa e também assinaram o documento confirmando que autorizam os filhos a participarem das aulas do projeto.

Ontem, a instrutora PM Juliana iniciou as aulas teóricas visando às atividades preventivas. "Prevenir o uso de drogas entre os jovens, fortalecer as atividades positivas dos jovens em relação às leis, ter orientação e o conhecimento para a tomada de decisões, informações sobre os prejuízos do uso/abuso de drogas ilícitas e ações contra a prática de atos de violência entre estudantes fazem parte do conteúdo programático do curso", informa a Coordenadora Pedagógica Maristela Portela que acompanhará de perto o projeto.

A secretária de Educação, Valdirene Salomão, destaca que a implantação do PROERD se dá em razão de, mais uma vez, o Município de Itaquiraí estabelecer uma parceria com a Polícia Militar através da Secretaria Municipal de Educação, por decisão do prefeito Ricardo Fávaro. "Por isso, além de garantirmos a realização do Proerd a alunos da escola Jardim Primavera, alunos de outras cinco unidades escolares estão sendo contemplados, sendo da Escola Municipal Santa Rosa, Escola Municipal Santa Rosa – Extensão Caburaí, e as escolas Estaduais Leopoldo Dalmolin e Manoel Guilherme dos Santos", informa Valdirene.

O Proerd tem por prioridade ensinar aos alunos valores, ética, como dominar suas emoções, como resolver problemas dentro da escola, na família, em casa, servindo para diversas situações de convívio dos alunos. Como lidar com a pressão dos colegas, situações de tensões, como tomar uma decisão responsável e segura, como se comunicar melhor com as pessoas de seu convívio, sendo confiante e respeitar a opinião do próximo. Saber ouvir, saber ser confiante em suas decisões, saber ajudar os outros e buscar ajuda quando estiver com problemas.

De acordo com a Técnica Pedagógica da Semed, Márcia Ramos, a decisão de se trabalhar com os 5º anos do ensino fundamental, é justamente porque envolve alunos com idades consideradas as mais críticas em que eles poderão sofrer influências de diversas formas, seja em casa, na família ou na escola. "O PROERD trabalha em conjunto com as escolas, família e alunos, busca um diálogo permanente entre "ESCOLA, POLÍCIA E FAMÍLIA". O objetivo central é a prevenção de uso de drogas e da violência", destaca Márcia.

Serão formados 370 alunos em Itaquiraí. Estes alunos estarão aptos a tomarem decisões importantes em suas vidas e a fazerem escolhas certas e responsáveis.

 

MAIS SOBRE O PROERD

O Proerd é um programa desenvolvido nas escolas com os alunos dos 5º anos e tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e mostrar a importância de manter-se longe das drogas e da violência. O programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. Os policiais militares são treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de uma metodologia especialmente voltada para as crianças e adolescentes. O programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. Além disso, o Proerd reforça a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.

Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, na ocasião prestam o compromisso de se manterem afastados e longe das drogas e da violência. (Texto: Roney Minella – Decom da Prefeitura de Itaquiraí).


Fonte: Roney Minella - Decom Itaquiraí