Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Klein requer a fiscalização dos medidores da Energisa em Naviraí


O consumidor é obrigado a aceitar o que a empresa Energisa lhe apresenta, e se não pagar a conta no prazo estipulado, simplesmente tem a energia cortada
Vereador doutor Antônio Carlos Klein, da bancada do PV na Câmara Municipal. (FOTO: Assessoria)

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Naviraí, o vereador Antônio Carlos Klein (PV), apresentou requerimento endereçado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que faça a fiscalização e a vistoria nos aparelhos de aferição e medição da energia elétrica da concessionária Energisa, em Naviraí.

Klein declarou que a população de todo o Estado do Mato Grosso do Sul está reclamando do valor da energia elétrica, que aumentou muito, ficando, em muitos casos, além das próprias condições financeiras de que o consumidor dispõe para fazer o pagamento e manter o fornecimento de energia elétrica em suas casas.

A Energisa, quando questionada, alega que houve grande aumento do consumo, e, em contrapartida, os consumidores alegam que sempre mantiveram o mesmo consumo dos meses anteriores. Sem adentrar o mérito de tais posicionamentos, da empresa e dos consumidores, é necessário o questionamento em relação aos equipamentos da empresa, bem como os procedimentos de aferição e lançamento da energia.

Klein declara que "da forma que é feita a medição do consumo mensal de energia, não há transparência, e as pessoas, na verdade, nem mesmo tem conhecimento de como isso é feito e se está correto. Sabe-se que a aferição do consumo é feita por aparelhos".

O vereador afirma que "se a medição é feita por aparelhos está sujeita a erros, e o consumidor não tem como conferir a medição. Nem mesmo se sabe se os aparelhos utilizados também são aferidos. Se estão funcionando corretamente. O consumidor é obrigado a aceitar o que a empresa Energisa lhe apresenta, e se não pagar a conta no prazo estipulado, simplesmente tem a energia cortada".

Segundo Klein, "para trazer transparência e lisura, tendo em vista o princípio do direito a informação, é necessário que a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL faça a vistoria nos aparelhos e nos procedimentos de aferição, medição da energia e lançamento das leituras, com urgência, e que tal procedimento seja feito de forma periódica (em curtos intervalos), para que o Consumidor de energia elétrica da cidade, não corra mais o risco de ser lesado por medições incorretas". (Com informações Sul News).

 


Fonte: Sul News