Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Conab indica que Brasil terá segunda maior safra de grãos da história


A colheita deve ter número recorde apesar de problemas causados pelo clima em culturas como soja e feijão. (FOTO: Divulgação)

Segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o Brasil deve colher 233 milhões de toneladas de grãos nesta safra. É uma alta de 2,5% em relação à safra do ano passado.

Apesar disso, a falta de chuva em dezembro e janeiro causou uma redução nas expectativas finais da Conab. O clima prejudicou principalmente as colheitas de soja e feijão, duas culturas importantes. A soja deve ter safra 5% menor que a do ano passado, enquanto que o feijão deve amargar uma colheita 23% menor.

A safra de arroz também teve queda. Deve ficar quase 12% abaixo daquela do ano passado.

Isso levou a uma redução de 4,7 milhões de toneladas de grãos nas expectativas da Conab, em relação à expectativa inicial para a safra.

O bom desempenho da safra deve vir principalmente na culturas de algodão e milho. “Temos uma safra boa, que vai render ao Brasil, na questão econômica, uma ajuda muito boa”, disse Silvio Farinese, diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura. (Com informações Dourados News).


Fonte: Dourados News