Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Discreto jovem árbitro naviraiense estreia imponente


Renan Barbieri apita há jogos há cinco anos e está em sua primeira temporada no futebol profissional
Renan Barbieri aplica cartão amarelo para atleta do Operário de Dourados. (FOTO: Divulgação)

Depois de atuar como atleta profissional, o árbitro Renan Barbieri, 27 anos de idade, dos quais cinco atuando como árbitro, hoje é uma grata revelação nos campos de Mato Grosso do Sul. Discreto, mas com atuações imponentes, ganhou respeito no futebol amador e estreia nesta temporada, no quadro de arbitragem da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS).

Renan Barbieri neste domingo se impôs em campo na Toca do Urso, onde passou impondo o seu estilo de árbitro que deixa o jogo correr, mas sem esquecer de ser disciplinador e de pessoa que procura aplicar a regra do futebol. Assim também atuou no dia treze de março, no jogo de estreia de sua primeira temporada – Sete de    Setembro x União ABC.

O árbitro que no ano passado tinha sido escalado algumas vezes como quarto árbitro, no campeonato estadual, naturalmente sonha em se aperfeiçoar e se destacar. Ele crê e aa se prepara para que nos próximos três anos esteja no quadro de árbitros da Confederação Brasileira (CBF).

Ser árbitro Fifa é sonho. Renan diz que “é muito difícil, mas é claro que se puder eu gostaria de chegar lá, mas leva tempo e para que isso aconteça, depende de uma série de fatores e acompanhamento. Por hora, é melhor pensar em fazer o meu melhor agora. E deixo o futuro nas mãos de Deus, porque o futuro a Deus pertence”, acredita.

Até chegar ao futebol profissional, Renan Barbieri, nos últimos cinco anos tem atuado nos campeonatos amadores de Naviraí (incluindo duas Copas Karandá e dois campeonatos regionais – Copa Cone Sul), além de atuar no futebol suíço e no futsal (ele diz que não gosta muito de apitar na quadra, mas também lá é um árbitro respeitado).

Na arbitragem, o nova-andradinense Renan segue os passos do pai dele Wagner Antônio Dan Pereira (Wagão), que também foi atleta e árbitro de futebol. ”Gosto de estar de estar presente nas jogadas e cuido do meu preparo físico. Gosto de deixar o jogo seguir, mas preciso estar próximo das jogadas, para me manter enérgico na parte disciplinar”, explica.

 

MAIS NAVIRAIENSES

No campeonato estadual promovido pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Naviraí conta também com o árbitro Rogério Gregório de Souza, e com o assistente Altair José Tavares.  

Rogério coordena a delegacia de Naviraí (dez anos de criação) do Sindicato dos árbitros (Sindárbitros) e está em sua nona temporada de atuação, que já teve como destaque a atuação na final da Série B do Estadual de 2017, na qual o Urso foi campeão. O assistente Altair José Tavares trabalha em sua décima temporada. (Com informações Sul News).


Fonte: Sul News