No último sábado, 26 de abril de 2025, o gramado em frente ao Condomínio Green Park foi palco da 6ª Competição de Foguetes de Garrafa PET, evento que integra a participação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG).
A competição foi aberta para estudantes dos cursos de Licenciatura em Química, Bacharelado em Química Tecnológica e Agroquímica, Engenharia de Alimentos e Direito, com destaque para alunos das disciplinas de Física Geral I e Físico-Química I.
O grande feito da edição ficou por conta da equipe Missão Orbital, composta por Andreir Pereira da Silva, Méria Moreli Salino e Paulo Henrique Silva Del Colle, que conquistou o 1º lugar com um foguete movido a propelente sólido, na categoria correspondente ao Nível 5 da OBAFOG.
Foi a primeira vez que a equipe participou dessa categoria mais avançada — e já garantiram um feito impressionante: o foguete atingiu a marca de 450 metros de distância em seu lançamento.
Todos os resultados da competição local serão registrados no sistema da OBAFOG entre os dias 18 e 31 de maio de 2025, conforme o cronograma nacional. Já a divulgação oficial dos alunos medalhistas ocorrerá em 30 de junho de 2025, quando os destaques de todo o país serão anunciados.
A organização da competição em Naviraí contou com o apoio dos professores Alexandre Miguelote, Daniela Manfroi e Tarsila Oliveira, responsáveis por coordenar as equipes, viabilizar a logística do evento e orientar os participantes sobre as diretrizes da olimpíada.
A OBAFOG é uma ação nacional que promove o interesse científico através da prática experimental, desafiando os estudantes a construir foguetes e aplicar conceitos de física, aerodinâmica e engenharia de maneira criativa, integradora e descomplicada. (Texto enviado pela equipe Missão Orbital).