Sexta-Feira, 09 de Maio de 2025    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Cavalgada do Juncal acontece dias 24 e 25 de maio em Naviraí


A Cavalgada marcará as comemorações de 23 anos de história, cultura e conquistas e o fortalecimento da agricultura familiar

Nos dias 24 e 25 de maio de 2025, a ANTEP – Associação Naviraí Terra e Paz promove a tradicional Cavalgada da Juncal, em comemoração aos 23 anos do Assentamento Juncal. Com uma programação repleta de atrações, como baile, queima do alho e a emocionante prova dos três tambores, o evento promete reunir famílias e visitantes em um grande momento de confraternização, valorizando a cultura rural e celebrando as conquistas dessa comunidade pioneira.

Localizado no município de Naviraí (MS), o Assentamento Juncal completa 23 anos em 2025, consolidando uma trajetória de sucesso e desenvolvimento sustentável. Criado em 2002, o projeto se destaca por ter sido o primeiro assentamento pacífico do Brasil, realizado sem conflitos ou invasões de terra. Atualmente, abriga 117 famílias distribuídas em 113 lotes, totalizando uma área de 2.453 hectares.

Essa conquista só foi possível graças ao trabalho da ANTEP, fundada em 1997, e ao apoio do INCRA/MS, que viabilizaram um modelo inovador de reforma agrária, baseado no diálogo e na organização comunitária.

A Cavalgada da Juncal já se tornou um símbolo de resistência e alegria para os produtores rurais da região. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Naviraí, por meio da Fundação Cultural (FCN), da Gerência de Desenvolvimento Econômico (GEDEC) e da Associação das Mulheres da Juncal (AMAJU), o evento reforça a importância da agricultura familiar e do fortalecimento comunitário.

Além das competições e shows, a festa é uma oportunidade para reviver costumes, estreitar laços e honrar a história de quem transformou o Juncal em um exemplo de persistência, trabalho e prosperidade no campo.

Não perca essa celebração! Venha fazer parte dessa festa que une tradição, cultura e o orgulho de viver da terra. (Com informações Portal do Conesul).

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: Portal do Conesul