Terca-Feira, 19 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Carreta de Barretos em Itaquiraí para preventivos, de 27 a 31 de agosto


Carreta de Barretos, a Unidade Móvel de atendimento do Hospital do Amor estará em Itaquiraí no mês que vem. (FOTO: Arquivo)

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itaquiraí confirmou na manhã de segunda-feira (16-07), a vinda da Carreta de Barretos, do Hospital do Amor, para realização de exames preventivos em mulheres. "Já está tudo certo. Do dia 27 a 31 de agosto a carreta estará instalada na Praça Santos Tomazelli, com uma equipe de profissionais fazendo os atendimentos em prevenção ao câncer", informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa.

O enfermeiro da Secretaria de Saúde responsável pelo programa Saúde da Mulher, Eduardo Henrique Pereira Sandim, destaca que serão realizados os exames Papanicolau, popularmente chamado de exame de colo de útero, e mamografia, que são os exames das glândulas mamárias. "Para os exames de Papanicolau a mulher precisa ter no mínimo 25 anos e no máximo 64 anos. Para mamografias, a idade é de 40 a 69 anos", observa Sandim.

Ele acrescenta que as mulheres, da cidade ou da zona rural, devem fazer o agendamento diretamente nos postos de saúde do município, visando garantir o acesso ao atendimento. "Serão feitos 380 preventivos Papanicolau e 216 mamografias, por isso, os pedidos de exames devem ser confirmados o mais breve possível", alerta o enfermeiro ao frisar que "prevenção é vida".

Ao justificar a vinda da Unidade Móvel do Hospital do Amor a Itaquiraí, o secretário Marcelo Rosa comenta que essa parceria de trabalho é feita tanto para ajudar a diminuir a fila de espera por exames, quanto para contribuir com a prevenção. "Quanto mais cedo é diagnosticado o câncer, mais chances de cura existem".

Além dos equipamentos para realização dos procedimentos, há equipe de profissionais da saúde liderados pela enfermeira Bruna Ferreira Crivelli, responsável pela Carreta de Barretos, duas técnicas em radiologia e técnicas de enfermagem. Além disso, haverá servidores da Secretaria Municipal de Saúde atuando no local para contribuir e apoiar os atendimentos pré-agendados.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS       

Para os atendimentos na Carreta de Barretos deverão ser apresentados fotocópias do RG, do CPF, do Cartão SUS e do comprovante de residência. "Esta campanha é uma excelente oportunidade para a realização dos exames preventivos. É uma campanha interessante, uma boa alternativa, o atendimento é rápido e os resultados vêm direitinhos. E já fomos convocadas e estamos apoiando este evento até porque neste mês de agosto estaremos realizando a campanha Agosto Lilás, justamente abordando a prevenção ao câncer", afirma Lucy Zampiva, coordenadora de Políticas Públicas para Mulher de Itaquiraí. (Texto: Roney Minella – Decom Prefeitura de Itaquiraí).


Fonte: Roney Minella - Decom Itaquiraí