Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

PMA autua por poluição em uso de agrotóxicos afetando trabalhadores


Poluição pelo uso inadequado de agrotóxicos gerou autuação e multa de R$ 10 mil reais a produtor rural. (FOTO: PMA)

 

Policiais Militares Ambientais de Dourados foram acionados nesta terça-feira (15), em razão de possível poluição em uso inadequado de agrotóxicos, gerando problemas a alguns trabalhadores.

No local, a equipe verificou que um agricultor aplicava defensivos na lavoura de soja em sua propriedade, localizada às margens da BR 163, a 15 quilômetros da cidade, com uso de um trator e o pesticida teria causado problemas de saúde a 12 funcionários de uma empresa que fazia a manutenção da rodovia próximo ao local, ao e inalarem o agrotóxico.

Os trabalhadores sentiram desconforto respiratório, olfativo e visual, tendo que serem encaminhados para atendimento médico na cidade de Caarapó, onde dois foram atendidos e diagnosticados com intoxicação. Os demais não acharam necessária avaliação médica.

No local da ocorrência foram encontrados vasilhames dos agrotóxicos usados na pulverização. O uso dos produtos perigosos contrariava as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos. Foi realizada a apreensão do trator e do pulverizador utilizados na aplicação do agrotóxico.

O proprietário da fazenda (62), residente em Dourados, foi autuado administrativamente e multado em R$ 10.000,00. O autuado também poderá responder por crime de poluição. Se culposo, a pena para este crime é de seis meses a um ano de detenção e, se considerado doloso, a pena é de um a quatro anos de reclusão. (Com informações Ascom PMA/MS).

 


Fonte: Ascom PMA/MS