Domingo, 28 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Motoristas têm até o dia 31 para fazer exame toxicológico obrigatório


Em MS, 15% dos 81 mil caminhoneiros precisam renovar o documento

 

Contran (Conselho Nacional de Trânsito) encerra na próxima semana, dia 31 de março, o prazo para realização do exame toxicológico. O documento é obrigatório para condutores de ônibus e caminhões, mesmo que não sejam motoristas profissionais.

O prazo para regularização terminaria em 28 de dezembro de 2023 e foi prorrogado para aqueles com vencimento entre janeiro a junho. À época, 15% dos 81 mil motoristas sul-mato-grossenses ainda não haviam renovado a documentação, segundo levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Conforme noticiado, o prazo varia conforme a data de validade da CNH (Carteira Nacional de Trânsito). Aqueles com validade entre julho e dezembro terão até 30 de abril para concluir a pendência.

A recomendação é que os motoristas procurem um dos 17 laboratórios credenciados na Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para o exame, que é feito a partir de amostra de cabelo ou unha. O resultado será lançado no sistema Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).

Com a medida, motoristas flagrados dirigindo veículo das categorias C, D ou E com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho. Para os condutores cujas CNHs vencem entre julho e dezembro, as multas começam a ser aplicadas em 31 de maio. (Com informações Campo Grande News).

 

 


Fonte: Campo Grande News