Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Naviraí encara tempestade de poeira e tem previsão de chuva


Instituto de Meteorologia alerta para brusca transição climática em meio ao outono

Um dia que começou com a promessa de calor intenso rapidamente se transformou em uma cena de tempestade iminente. A cidade de Naviraí, no coração do Brasil Central, viu-se envolta em uma cortina de poeira e ventos fortes, marcando uma mudança abrupta nas condições climáticas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há uma alta probabilidade de chuva ainda nesta tarde de quinta-feira.

O alerta emitido pelo INMET pegou muitos moradores de surpresa, especialmente após uma manhã de intenso calor, com previsões alcançando os 41 graus Celsius. Entre 11:30 e 12:00, a atmosfera começou a se transformar, com a formação rápida de uma tempestade de poeira, acompanhada por rajadas de vento.

O outono, que teve início no dia anterior, 20 de março, é uma estação de transição, marcando o intervalo entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. É conhecido como a "estação das frutas", caracterizando-se por uma queda gradual das temperaturas e uma série de mudanças atmosféricas.

Entre as características distintivas do outono, está a redução das temperaturas, a maior incidência de ventos e a diminuição da umidade do ar. Além disso, é comum a ocorrência de nevoeiros matinais e até mesmo geadas, dependendo da região.

Embora a mudança repentina no clima possa surpreender, ela é uma recordação oportuna das flutuações típicas desta estação de transição. A cidade de Naviraí se prepara agora para enfrentar os elementos, enquanto se ajusta às nuances do outono e às suas imprevisibilidades climáticas. (Texto: Julio Fernando – Diário do Conesul).

 


Fonte: Julio Fernando - Diário do Conesul