Sábado, 27 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Associação Comercial comemorou seus 46 anos de fundação dia 17


 

A atual diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN), sob a presidência do empresário Mário Nelvo (Grupo União), comemorou dia 17 de fevereiro de 2024 seus 46 anos de fundação oficial. Ela foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1978, durante reunião realizada na Biblioteca Dom Aquino Correa, quando surgiu a Associação Comercial e Industrial de Naviraí (ACIN), realizando um sonho concretizado de um grupo de 27 empresários e cidadãos naviraienses.

Os pioneiros criadores foram: Dr. Ronald de Almeida Cançado, Wilson Liutti, Toyoji Nakagawa, Badih Abdul Salem, João Marques da Silva, Apolônio Cândido dos Santos, Moacir Aparecido de Andrade, Dr. Odivaldo José de Matos, Orlando Petrofeza, José Barbosa da Silva, Luiz Tókio Kodama, Alcides Vicentin, Benigno Pinheiro Cavalcante, Joaquin Pereira Rosa, Massuo Sacuno, Pedro Guiotoko, José Machado de Melo, Nilson Mascoli, Nelson Raimundo, Aparecido Sales, Licínio Firmino da Silva, Júlio Ono, Manoel Pulquério Garcia, Laerte Barrinuevo, Oscar Rodrigues de Carvalho e Chisssafis Thomas Grezos.

Estes baluartes da história reuniram-se em busca de fomentar o desenvolvimento local através de importantes ações, dentre elas, reivindicar mais linhas de ônibus de Campo Grande à Naviraí, facilitando o acesso da comunidade em geral, implantação de cursos de capacitação e qualificação de atendimento e mão de obra, que até então não existiam. Conquistaram através de sua força e empenho a parceria do SEBRAE e SENAC. Outro ponto marcante foi a filiação da ACIN na FAEMS (Federação das associações comerciais de Mato Grosso do Sul).

Com o passar dos dias perceberam a necessidade de aumentar o número de associados, para o fortalecimento da associação, iniciando força tarefa em busca de novos associados, esforços que em pouco tempo alcançaram 54 associados e logo em seguida conquistaram o primeiro terreno para construção da sede própria inaugurada no ano de 1994, na Rua Júlio Soares Souza Filho, n°50, quando foi implantado o Sistema de SPC (Serviço  de Proteção ao Crédito), garantindo mais tranquilidade nas transações financeiras entre clientes e associados.

Em 2006 a Associação Comercial e Industrial de Naviraí (ACIN), passou a chamar-se ACEN (Associação Comercial e Empresarial de Naviraí).

Naviraí sente orgulho desta entidade que representa todos os segmentos do empresariado naviraiense que atua no comércio, na indústria e na prestação de serviços. Atualmente a instituição ultrapassa o número de 300 associados ativos, possuindo sede própria na Avenida Iguatemi, 125, na área central da cidade, com uma área de 893 metros quadrados construídos, sendo: recepção, sala de Certificação Digital, Financeiro, Administrativo, sala de reuniões da diretoria, sala com cadeiras universitárias para 30 pessoas, sala com cadeiras universitárias para 50 pessoas, anfiteatro com capacidade para 200 lugares e um salão de eventos com capacidade para 130 pessoas sentadas, sendo que todos os ambientes da sede social são climatizados. A ACEN possui serviços de SCPC, Serasa, Certificado Digital, Plano de Saúde, Convênios com faculdades, dentistas, médicos, laboratórios, parceria com a UFMS, IFMS, Poder Público e diversas outras instituições.

Nesses 46 anos de sua fundação, já tomaram posse e concluíram seus respectivos mandatos um grande número de associados, todos, sempre atuantes e atualmente conta com uma estrutura impecável, com funcionários capacitados que impulsionam o crescimento do comércio local.

Ao falar a respeito de tão significativa e importante data, o presidente Mário Nelvo (Grupo União) que já foi presidente tempos atrás e hoje desempenha com sucesso seu segundo mandato, fazendo da ACEN uma entidade brilhante que integra um município pujante e promissor. (Texto: Jota Oliveira, com informações site Boletims).

 

 


Fonte: Boletims