Terca-Feira, 30 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

IFMS: Com 1,8 mil vagas, matrículas cursos técnicos começam amanhã


Aprovados devem se inscrever até a próxima quarta-feira por meio do site do Instituto
Fachada do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)

 

Com 1.824 vagas, as matrículas para cursos técnicos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) começam nesta segunda-feira (22). Os candidatos classificados na primeira chamada devem realizar a matrícula até o próximo dia 25 de janeiro, por meio do sistema de matrículas do IFMS, que pode ser feito com usuário e senha do Gov.br ou de acordo com as instruções que constam no edital de convocação.

São 11 cursos técnicos integrados ao ensino médio gratuitos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Com duração média de três anos, os cursos permitem que o aluno faça o ensino médio junto com a formação profissional e técnica escolhida. Ao fim do prazo, o aluno recebe o diploma do ensino médio e também da formação técnica profissional. As aulas do primeiro semestre no IFMS terão início em 7 de fevereiro.

Lista de espera - Publicado na última quarta-feira (17), o edital com a lista de espera do Exame de Seleção destaca que os candidatos que não foram chamados na primeira lista precisam realizar a confirmação de interesse em permanecer na lista de espera, também entre os dias 22 e 25, por meio do Sistema de Matrícula. Para isso, é necessário submeter os documentos e seguir os procedimentos dispostos no edital.

Caso existam vagas remanescentes e não haja lista de espera para o curso escolhido, elas serão disponibilizadas prioritariamente aos candidatos que constam em lista de espera de outro curso do mesmo campus.

Para isso, o candidato deverá fazer a manifestação de interesse nos dias 22 e 23 de janeiro, de forma presencial, também na Central de  Relacionamento do campus para o qual se inscreveu, cumprindo os procedimentos de matrícula descritos no edital, incluindo a apresentação dos documentos.

A manifestação ou confirmação de interesse do candidato em lista de espera assegura apenas a expectativa de direito à vaga ofertada, estando a sua matrícula ou o seu registro acadêmico condicionado à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

Caso existam vagas remanescentes e não haja lista de espera em outro curso do mesmo campus, elas serão disponibilizadas aos candidatos interessados (comunidade). Para isso, a manifestação de interesse deverá ser feita presencialmente nos campi do IFMS a partir de 24 de janeiro. (Com informações Campo Grande News).

 


Fonte: Campo Grande News