Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

José Teixeira quer a secretaria da Assembleia Legislativa


Deputado Paulo Corrêa (PSDB) fala com o deputado Zé Teixeira (DEM). (FOTO: Assessoria)

 

Com a escolha da presidência encaminhada, já que Paulo Corrêa (PSDB) dispõe de 21 votos na Assembleia, o foco da mesa diretora é a disputa pela 1° secretaria, que é considerado pelos deputados o segundo cargo mais importante do legislativo. Entre os pretendentes está o deputado Zé Teixeira (DEM) e o “G8”, que é um grupo formado por cinco partidos, que tem o interesse de indicar um representante para função.

A primeira-secretaria sempre foi um cargo “cobiçado” na Assembleia, por se tratar do responsável pelas finanças e folha de pagamento do legislativo. Na maioria dos casos, a escolha do presidente da Assembleia segue alinhado com esta função, já que os parlamentares vão precisar desta parceria para administrar a Casa de Leis.

Nos últimos quatro anos, a função ficou com o deputado Zé Teixeira (DEM), em parceria com Junior Mochi (MDB), atual presidente. O democrata tem o interesse de seguir no cargo e para isto busca os votos dos colegas. Ele adiantou que já teria oito apoiadores, precisando de mais cinco para conseguir a maioria.

Também acredita que antes da eleição, vai se chegar a um “consenso” entre os colegas. “Na Assembleia nunca teve disputa, sempre houve consenso, acredito que vai seguir o mesmo caminho. Se conseguir os votos necessários fico com o cargo, mas se outra pessoa tiver maioria, não tenho problema em apoiar”, disse o parlamentar.

 

GRUPO

O grupo formado por oito deputados, de cinco partidos diferentes, também tem interesse no cargo. Eles buscam a adesão de mais integrantes, para ter votos suficientes para eleger seu representante.

Fazem parte desta composição: Herculano Borges (SD), Lucas de Lima (SD), Carlos Alberto David (PSL), Renan Contar (PSL), Evander Vendramini (PP), Gerson Claro (PP), João Henrique Catan (PR) e Neno Razuk (PTB).

“O grupo está cada vez mais forte e a intenção é ter mais adesões. O nosso objetivo é ficar com a primeira-secretaria, por isso vamos brigar até o final”, disse Carlos Alberto David (PSL) . Ele explicou que no momento a estratégia é ter mais representantes, para depois definir o nome ao cargo.

A eleição da mesa diretora da Assembleia vai ocorrer no dia 1° de fevereiro de 2019. O pleito não é composto por chapas, e sim cada cargo é disputado de forma separado, por votação. A tradição da Assembleia é sempre buscar um “consenso” para todos os cargos antes da eleição, para evitar disputa de votos no dia. (Com informações Campo Grande News).

 


Fonte: Campo Grande News