Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

PMA autua pecuarista por desmatamento ilegal de 46 hectares


Imagem de satélite ajudou aos policiais ambientais e descobrir a irregularidade no desmatamento e autuaram o pecuarista. (FOTO: PMA)

Durante fiscalização nas propriedades rurais do município de Caracol, Policiais Militares Ambientais de Bela Vista autuaram neste sábado (8) pela manhã, um fazendeiro por desmatamento ilegal de árvores de grande porte em sua propriedade, localizada a 30 km da cidade.

O proprietário rural (54) derrubou em uma área de 46 hectares, medida em GPS e descoberta por imagem de satélite e com auxílio de drone, diversas árvores de grande porte pela raiz e vegetação arbustiva em área regenerada sem a licença ambiental. A madeira proveniente da supressão não estava mais no local e a área estava com pastagem. O desmatamento foi descoberto dentro da operação Cervo-do-Pantanal, de combate ao desmatamento ilegal.

As atividades foram paralisadas. O proprietário da fazenda (31), jogador de futebol, residente no exterior, foi autuado administrativamente e multado em R$ 13.800,00 pelo desmatamento ilegal na fazenda. O pecuarista também responderá por crime ambiental e, se condenado, poderá pegar pena de três a seis meses de detenção. 

O infrator foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental. (Com informações Ascom PMA/MS).


Fonte: Ascom PMA/MS