Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

COPASUL 40 ANOS: Grande evento reuniu cooperados em Deodápolis


Mais de 250 pessoas estiveram presentes em momento marcante para o cooperativismo e a agricultura regional
À esquerda, o presidente Gervásio Kamitani com quatro dos homenageados em Deodápolis. (FOTO: Assessoria)

 

No dia 30 de novembro, um grande evento reuniu mais de 250 pessoas no Hotel Recanto do Sossego em Deodápolis, em uma ação comemorativa aos 40 anos da Copasul. Estiveram presentes Cooperados e familiares do município e também de Dourados, Ivinhema, Nova Andradina, Anaurilândia e Bataguassu além de Diretores, entre eles o Presidente, Gervásio Kamitani, o Vice, Nelson Antonini e o Diretor Secretário, Everaldo Jorge dos Reis, Gerentes, Supervisores e o Prefeito de Deodápolis, Valdir Sartor que também é cooperado.

O jantar fez parte das ações comemorativas ao aniversário de 40 anos da Copasul, que serão completados em 16 de dezembro deste ano. Em Deodápolis, a Cooperativa passou a estar presente ainda na década de 1980, com foco em atender a produção de algodão. Com o passar dos anos, fez novos investimentos na região e hoje oferece assistência técnica, comercialização de insumos, compra de grãos e expandiu sua atuação também para outros municípios da região, como Dourados, Ivinhema e Nova Andradina.

 

HOMENAGENS

Foram homenageados 04 pioneiros da Copasul no município, a maioria deles que iniciaram no algodão. Eles receberam o troféu "Copasul 40 anos" como forma de agradecimento pela história junto à Cooperativa. Os homenageados foram: Sr. Elídio Ribeiro Da Silva; Sr. Guerino Pelegrini (in memoriam), sendo o troféu recebido pelo filho Edson Roberto Pelegrini; Sr. João Alves de Araújo e Sr. José Spalanzani.

Para Edson Roberto Pelegrini, foi um momento muito emocionante "Foi uma homenagem muito importante, meu pai partiu mas deixou uma história de muita humildade e dedicação à família e ao trabalho. O contato dele com a Copasul começou com o algodão, e nós crescemos junto com a Copasul, que sempre agiu com muita transparência. É um orgulho fazer parte desta família".

Para outros cooperados que estiveram presentes, o evento consagra a valorização da Cooperativa para o produtor rural. "Nós já conhecíamos o cooperativismo, mas participar da Copasul tem sido muito mais positivo do que pensávamos. Ela tem em suas raízes a essência do Cooperativismo e isso nos deixou muito alegres. Faz pouco tempo que somos cooperados, em Anaurilândia, mas cada dia é mais surpreendente o tratamento para o cooperado. Estamos com uma expectativa muito grande da inauguração de unidade em nosso município em 2019, ganha a região e o Estado como um todo". disse Eduardo Ricardo, de Anaurilândia.

OUTRAS AÇÕES

Além da programação para os cooperados, para os colaboradores será realizada a tradicional confraternização e show de prêmios, no dia 16, em Naviraí, reunindo mais de 1.000 pessoas, entre funcionários e seus familiares. Internamente, também está sendo promovido um concurso de redação e desenho para filhos de cooperados e colaboradores e a "Corrida e Caminhada Copasul 40 anos", em Naviraí, no dia 09 de dezembro.

 

HISTÓRIA

A Cooperativa nasceu em Naviraí, Sul do Estado e hoje está presente em 09 municípios de Mato Grosso do Sul. Sua fundação foi concretizada por 27 produtores que na época buscavam a sustentabilidade da produção de algodão. Com o passar dos anos, a Copasul ampliou seus serviços e hoje atua na assistência técnica, fornecimento de insumos, armazenagem de grãos, pivôs para irrigação, e unidades industriais. Para o próximo ano, estão previsto investimentos em produção de tapioca e de fio poliéster. (Texto: Ascom Copasul).

 


Fonte: Ascom Copasul