Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Rio + Limpo foi realizado neste domingo no Porto Caiuá com sucesso


Neste domingo, dia 25 de novembro de 2018, aconteceu no Porto Caiuá, a sétima edição do Projeto Rio + Limpo que foi lançado pelo ICMBio e aderido por todos os municípios que integram o Parque Nacional de Ilha Grande. A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência de Meio Ambiente vem realizando este evento desde 2012, cuja promoção já retirou mais de 24 toneladas de lixo das ilhas pertencentes ao nosso município.

 

Astolfo Mendes Carlos, titular da Gema, explicou que “o Parque Nacional de Ilha Grande é um arquipélago formado por mais de 180 ilhas, sendo que destas, 21 delas num total de 6.585 hectares pertencem a Naviraí, os quais são locais ricos em biodiversidade e que devem ser preservados”, comentou ele.

 

Para que o Projeto Rio + Limpo em sua sétima edição acontecesse e alcançasse os objetivos almejados pela comissão organizadora, o evento contou com apoio da Usina Rio Amambai Agroenergia, JBS Couros, ICMBio, Corpo de Bombeiros, Política Militar Ambiental, Rotary Club de Naviraí, Copasul, Sanesul, Itaipu Binacional, Gerências do Desenvolvimento Econômico, Saúde, Obras e Serviços Públicos, Coripa, Associação de Moradores do Porto Caiuá, Colônia de Pescadores Z15 e do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

 

Ao todo 18 embarcações estiveram percorrendo distâncias consideráveis e nas ilhas encontraram uma grande quantidade de lixo e entulhos que foram recolhidos e colocados em dois caminhões basculantes da municipalidade para serem direcionados até o Aterro Sanitário de nossa cidade.

 

ABERTURA

A abertura oficial do evento aconteceu as 8 horas com a presença de Astolfo Mendes Carlos (Meio Ambiente), Carol Touro (Educação, representando no ato o prefeito Izauri Macedo), Fernando Kamitani (Desenvolvimento Econômico), Milena Feuser (Administração), Feuser Selem (Procurador Jurídico), vereadora Rosangela Sofa (representando a Câmara Municipal), Erick Caldas Xavier (chefe do Parque Nacional de Ilha Grande e Apa Ilhas e Várzeas do Rio Paraná), Edson Gresch (gerente do Curtume JBS), Otavio Quartim (representando a usina Rio Amambai Agroenergia), Sargento Marcos Peterson (representando PMA), Antônio Simões (representando o Rotary Club Naviraí), Vilmar de Freitas (representando a Itaipu Binacional), Maxander Sturm (Presidente do Conselho de Meio Ambiente), e ciclistas integrantes dos grupos Pedal da Amizade e Navibikers. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí