Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Mercado de grãos: encontro Showtec discutirá plantio EUA e safra 23/24


Debate sobre comercialização de grãos no estande da Copasul no Showtec 2023 terá participação de Jonas Pizzatto, analista e consultor em gerenciamento de risco da Stonex

Como está o andamento do plantio da safra norte-americana e como o clima deve influenciar o desenvolvimento das lavouras do ciclo 2023/24 na América do Sul? As respostas para estas perguntas e as análises de especialistas para ajudar o produtor em sua tomada de decisão serão apresentadas em um debate que faz parte da programação da Copasul no Showtec 2023, evento que a Fundação MS irá realizar em Maracaju-MS entre 23 e 25/05.

Um dos integrantes do painel sobre comercialização de grãos que a cooperativa realizará é o engenheiro agrônomo Jonas Pizzatto, analista de mercado e consultor em gerenciamento de risco da Stonex. Ele se juntará ao também analista Aldo Lobo, da Granopar Corretora de Mercadorias, em um debate que será mediado pelo gerente do setor comercial de grãos da Copasul, Rafael Dolenkei. O encontro está marcado para a tarde do dia 23/05, a partir das 14h.

“Eu acho que todo debate, independentemente do assunto, é muito produtivo. Você confronta ideias, confronta posicionamentos e pontos de vista, ainda mais quando se trata do mercado de grãos, onde a gente sempre trabalha com perspectivas”, aprovou Pizzato.

Em entrevista à Copasul para promover sua participação no Showtec, Pizzato adiantou alguns fatores que estão influenciando a safra de grãos dos Estados Unidos, um dos tópicos a serem discutidos.

“Pelo lado da soja, não traz um otimismo muito grande a título de produção por conta da área. Tivemos praticamente uma manutenção da área comparado com a safra passada. Já a do milho, o aumento da área projetada é muito maior. Então tem uma estimativa de uma grande produção neste momento”, esclareceu.

“Tem previsão de chuva ao longo do mês de maio, na segunda quinzena de maio, junho, julho e agosto. [...] A princípio, o mercado já projeta uma safra boa para os Estados Unidos”, completou.

A previsão de boa produtividade se estende também para a safra de grãos 2023/24 na América do Sul, que deverá ser beneficiada pelo fenômeno El Niño.

“Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina devem ser muito beneficiados com as chuvas. [...] Tocantins, Maranhão, Bahia e Piauí poderiam sofrer com menos chuvas. Em anos de El Niño, Mato Grosso costuma ter uma safra ok, não tem quebras expressivas, mas também não produtividades muito altas”, antecipou Pizzatto.

Mas como esses fatores devem impactar na tomada de decisão do produtor de grãos? Pizzato opinou que o foco do produtor deve estar nas relações de troca. “Os custos diminuíram para a próxima safra, então você tem um fertilizante mais barato, um químico mais barato, uma semente mais barata, só que o preço da soja também caiu. E se a safra americana se confirmar como uma safra muito boa nos próximos meses, se a gente ver de fato um El Niño agindo sobre o Brasil beneficiando a Região Sul e não prejudicando muito a Região Central e Norte, [...] os preços em dólares por saca poderiam cair até mais. Então eu acho que o principal foco do produtor é a relação de troca”, aconselhou.

Como esse possível cenário deve mudar o posicionamento do produtor em relação à sua estratégia comercial é um tópico que será aprofundado no debate do dia 23/05. “Essas análises de mercado dão um norte muito bom para que a gente possa tomar uma decisão”, reforçou Pizzatto.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

A programação completa da Copasul na Showtec 2023 em Maracaju-MS começa com este painel sobre comercialização de grãos. No dia 23, a partir das 14h, o gerente da área comercial de grãos da Copasul, Rafael Dolenkei, fará a mediação de um debate entre Aldo Lobo, economista pela PUC-PR que atua desde 2006 como analista de mercado da Granopar Corretora de Mercadorias, e Jonas Pizzatto, engenheiro agrônomo pela UFSC que atualmente é analista de mercado e consultor em gerenciamento de risco da Stonex.

Depois, no dia 24/05, a Tropa de Elite da Produtividade entra em campo às 9h com um debate entre Laércio Dalla Vecchia, Maurício de Bortoli e Willian Matté, que será mediado por Leandro Barcelos. Na parte da tarde, Dalla Vecchia fará uma apresentação sobre os 7 princípios da agricultura sustentável e os especialistas continuam em ação falando sobre plantas de cobertura e atendendo os cooperados da Copasul no estande da cooperativa.

No dia seguinte, os consultores seguem à disposição dos produtores no espaço da Copasul e tem ainda apresentação sobre opções de cultivo para áreas irrigadas, com Willian Matté.

 

SHOWTEC

O evento realizado anualmente pela Fundação MS é reconhecido como o maior do agro de Mato Grosso do Sul, sendo realizado em uma área de 120.000 m². No ano passado, o Showtec recebeu 20 mil pessoas, que visitaram os estandes de 150 expositores e geraram mais de R$ 400 milhões em negócios. (Texto: José Neto – Ascom Copasul).


Fonte: José Neto - Ascom Copasul